Wednesday, January 2, 2008

CAPÍTULO 3 - Aprendizagem

Este capítulo, tal como indica o título, é dedicado à aprendizagem e ao papel que a tecnologia representa neste campo.

É um dado adquirido que qualquer pai deseja o melhor para o seu filho, mas será que eles compreendem aquilo que os seus filhos necessitam? Dito por outras palavras, e transpondo esta ideia para o tema em questão, os pais censuram os jogos, a ligação à Internet, todo o contacto com a alta tecnologia por parte das crianças. Mas terão eles o bom senso de adaptar esta situação ao contexto educativo de modo a que os seus pequeninos tirem proveito da boa relação que estabelecem com a tecnologia? Infelizmente, não me parece...

A maioria dos pais tem maior tendência a seguir as regras do consumismo, comprando para os seus filhos o que parece ser mais vistoso, o que é alvo de maior publicidade, sem atentar que, afinal, a casca perfeita que cobre o produto adquirido revela algo que não aparentava ser anteriormente.

Considero que faça falta um certo aconselhamento aos pais sobre os requisitos para um bom programa de formação de crianças, formas de interagir com os seus filhos e as tecnologias e de puxar pela criatividade de modo a criar um maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. Mas decerto que se aderirem a estes novos métodos verão resultados muito mais promissores e interessantes.

No comments: