Friday, January 4, 2008

CAPÍTULO 6 - Projectos

Tudo à distância de um clique!!! É assim que se caracteriza a facilidade com que nós podemos encher a nossa mente de preciosos conhecimentos!! Ao fazer um simples clique, encontramos um sem-fim de respostas que constituem tudo o que precisamos de saber.

Mas nem tudo é perfeito, pois nunca temos a garantia de que a informação pesquisada é a mais fidedigna, não sabemos qual de tantos sites pode ser o que nos traz mais informação. Realmente, encontra-se tudo à distância de um clique, mas esse mesmo clique leva-nos, por vezes, ao encontro de informações tão cativantes que nos prendem e fazem com que "desperdicemos" o nosso tempo que deveria ser utilizado em contextos mais produtivos.

Quanto ao tema do capítulo - Projectos - posso afirmar que o que mais captou a minha atenção foi o modo como é definido o sentido da criação de um projecto.

O autor, na definição dos três princípios que orientam a escolha dos seus projectos, diz que os melhores projectos são os que não têm um objectivo final, ou seja, a "piada" na elaboração de um projecto está na constante perseguição de algo mais. É esse o primeiro princípio, o da atitude de ampliação.

O segundo princípio fundamenta-se na frase "o que é bom para uns, é bom para outros". E isto também corresponde à verdade se a situação for inversa: o que é mau para uns decerto que será mau para outros.

O terceiro princípio é o de que "um bom projecto familiar de utilização no computador deve ter as suas raízes na cultura das crianças". E com isto o autor quer dizer que a criança tem de sentir realmente o que faz, tem de se identificar com a actividade que está a realizar.

No comments: