Sunday, December 30, 2007

CAPÍTULO 2 - Tecnologia

Ciberutópicos e Cibercríticos:

Segundo um ciberutópico, a Era Digital faz milagres, solucionando todo e qualquer problema.
Para um cibercrítico, a Era Digital representa um perigo para a sociedade.
Pessoalmente, não concordo totalmente com nenhum deles. Ou então, dito de outra forma, acho que as características da Era Digital, mais particularmente no campo educativo, tanto se inserem na perspectiva ciberutópica, como na cibercrítica.

A Era Digital não faz milagres, mas constitui um grande suporte ao processo de Ensino/Aprendizagem. É um dado adquirido que a introdução da tecnologia no ensino reparou algumas "falhas" como por exemplo a possibilidade de se estabelecer conferências via Internet, como se um aluno estivesse presente em sala de aula. A disponibilização da matéria leccionada em plataformas online é outra das vantajosas novidades introduzidas com a Era Digital. É mesmo pelo facto de os jovens de hoje se darem tão bem com os computadores e outros equipamentos tecnológicos que a educação através da tecnologia é uma área em expansão.

Também não acho que a Era Digital represente um perigo para a sociedade, se bem que tenho de concordar que com a liberdade que as crianças têm para explorar o seu conhecimento nos computadores, elas sujeitam-se a encontrar conteúdos inapropriados. Mas isto também parte do controlo que é feito pelos pais, uma boa educação sobre os perigos que a Internet abarca já é meio caminho andado para que no futuro as crianças utilizem correctamente a Internet.

No comments: