Wednesday, January 2, 2008

CAPÍTULO 4 - Valores

Ora aqui está um tema que me suscita alguma preocupação... Um dos problemas que mais constantemente é posto em causa remete para a transmissão de valores, ou melhor, a FALHA da transmissão de valores.

Por valores, entende-se os relacionamentos estabelecidos, a honestidade, o materialismo, o respeito. O contacto das crianças com a Internet, com os computadores, ajuda-as a explorar a sua imaginação para a aquisição de novos conceitos e tal constitui uma vantagem indubitável.
Porém, um mau acompanhamento das crianças aquando da utilização destas ferramentes pode conduzir a uma má educação das crianças no que diz respeito aos valores enunciados.

As crianças, devido à sua, ainda, curta estadia neste mundo, são portadoras de uma certa ingenuidade, que as leva a actos por vezes inconscientes. A má utilização da Internet, pode conduzir ao acesso a sites impróprios, à transmissão de dados pessoais e para prevenir que isto aconteça, o bloqueio de sites representa uma boa solução para este problema.

A questão do materialismo também se torna pertinente, ao comparármos uma criança de nível socio-económico elevado com uma de nível socio-económico reduzido. É bastante óbvio que estas duas crianças não possuem as mesmas condições, e provavelmente a criança "rica" terá mais regalias a nível tecnológico do que uma criança "pobre". Porém, toda esta divergência se dissipa se a educação por parte dos pais não for adequada. Uma criança "pobre" que faça uma utilização correcta do seu computador, que explore as suas ideias, tendo a noção dos limites a respeitar, aprenderá muito mais que uma criança "rica" que não tem qualquer tipo de orientação sobre como utilizar correctamente um computador.

Isto para salientar que realmente uma transmissão de valores de pais para filhos, repercutir-se-á no bom comportamento que as crianças têm face aos computadores.

No comments: